Apps para estudar inglês
Greetings!
Vira e mexe os alunos me perguntam sobre apps para estudar inglês. Afinal de contas, se comparados a um curso regular em uma escola de inglês ou com um professor particular, o custo é realmente menor. Tornar-se um aluno premium custa entre 100 a 300 reais por ano dependendo do app. Você também pode optar por usar o app free of charge, ou seja, sem pagar nada desde que não se importe com popups e ads, nem com os recursos limitados.
Já vou soltar um spoiler alert logo de início: apps substituem um curso completo e um professor dedicado? Não. Professores ainda são essenciais pelo simples fato de que possuem toda uma experiência de vida, linguagem, e de sala de aula que os apps ainda não conseguem emular. Isso significa que apps são ruins? De jeito nenhum. Eu vejo apps como ótimos assistentes para os seus estudos! Eles auxiliam no seu aprendizado e te forçam a criar um hábito de estudos com lembretes diários desde que você habilite suas notificações.
Por isso resolvi avaliar os apps abaixo do ponto de vista de um aluno iniciante, e também do meu ponto de vista como professora e estudante de línguas, já que eu estudo mandarim e francês.
Analisei 5 dos apps mais baixados e mais conhecidos nas redes, e criei meu TOP 5 à partir deles. Todos eles podem ser baixados na Play Store e na Apple Store. São eles: Duolingo, Babbel, Rosetta Stone, Menrise e Busuu.
Vamos lá?
5) Rosetta Stone
Bastante conhecido internacionalmente, o Rosetta Stone oferece não só inglês, mas várias outras línguas. Você pode optar também pelo inglês britânico ou americano logo de início, escolher sua meta diária (quantos minutos você está disposto a estudar por dia) e escolher a captação de voz (masculina, feminina, infantil). O app também define seu plano de aula de acordo com o seu objetivo (viagem, trabalho, etc). Mas isso é algo recorrente em praticamente todos os apps.
De todos os apps que testei, o Rosetta Stone foi o que me deixou mais frustrada. Eu esperava mais do app já que ouvi falar muito bem dele. A primeira lição começa com um vocabulário básico de girl/boy/man/woman e já parte para o Present Continuous, o que não é comum. Geralmente os cursos começam com o verbo to be, depois partem para o Simple Present e só então vão para o Present Continuous. Não achei ele tão user friendly, principalmente com relação à gravação de voz. Ou seja, o app deixou a desejar na minha opinião, mas existe a versão web que é bem melhor segundo alguns.
Para o app, duas estrelinhas.
Média no Google Play: 4.6
4) Babel
Além do famoso "qual o seu objetivo ao estudar inglês?", o Babel também deixa você escolher seu tempo de estudo entre 5 min a 1 hora. Embora o beginner dele pareça começar mesmo do zero, ele pede a tradução das palavras inglês para o português sem explicar primeiro que thank you significa obrigado/a, por exemplo. Parece bobo, afinal, quase todo mundo já sabe que thank you é obrigado/a, mas nem todo mundo sabe que boa noite (a partir das 18h) é good evening, e boa noite (para despedidas) é good night. Já no final da primeira lição ele te manda um pequeno diálogo com uma host family, que é bem tranquilo, mas pode ser um pesadelo pra quem realmente está começando.
Um ponto bacana é que tem uma parte especial para revisão de erros e uns jogos divertidos. Gostei do jogo do barco e do trilho de trem. Conforme você acerta, impulsiona o barco até ele chegar ao seu destino final. Já no trilho de trem, as palavras devem ser colocadas em ordem para que o trilho vá sendo consertado antes que o trem passe por ali. Gamification joinha.
Também tem mini-histórias, que são contadas em português com o diálogo básico em inglês. Se fosse apenas o diálogo em inglês com uma explicação em português aqui e ali seria bem melhor. Quanto mais a gente se desvencilhar de querer traduzir tudo, melhor. Só atingimos a fluência de uma língua quando não precisamos mais da nossa própria língua materna como ponte.
Babel recebe três estrelinhas. Achei os joguinhos divertidos.
Média no Google Play: 4.5
3) Busuu
O Busuu segue a mesma regra da maioria. Ele vai do básico ao avançado. Você pode escolher seu objetivo de estudo (ele inclui o acadêmico), e ele cria também um plano de estudos que você pode incluir o horário em que quer começar a estudar, os minutos diários e os dias da semana. Porém, você tem que pagar.
Em relação aos exercícios, você realmente parte do básico e não de um "falso básico" como acontece com alguns. Ele começa com Hi/Hello/Bye/Goodbye e formas diferentes de How are you? e I'm fine, thanks. Conforme você vai avançando, ele te dá explicações do tipo "bye é uma forma abreviada de goodbye". É gostosinho de usar, mas faltou um algo a mais. Ele é o único app que só deixa você escolher outra língua pra estudar se você se tornar premium... Qualquer outro app deixa você fazer isso sem custo.
Um grande diferencial dele para os outros é que o Busuu te deixa ajudar a corrigir pessoas que estejam aprendendo o português, o que significa que nativos da língua inglesa que estiverem usando o app também vão te ajudar a corrigir seus erros em inglês. Isso é muito legal, mas também pode ser muito ruim. Por um lado, aproxima pessoas de países diferentes e te propicia a fazer amigos. Por outro, feedback não é algo que todo mundo saiba dar com jeitinho... Cliquei no perfil de um rapaz pedindo correção de um audio que ele gravou em português e ele recebeu um textão de volta de um brasileiro. Don't be that person.
Três estrelinhas.
Média no Google Play: 4.4
2) Memrise!
Esse app é o mais novo dos 5. Embora a interface não seja lá muito diferente, o diferencial do Memrise para os outros apps é que ele começa realmente do zero e pra tudo traz uma explicação, às vezes até inesperada. Por exemplo, você sabia que o verbo TO BE tem origem na palavra "bhu" em sânscrito, que significa "to exist"? E que "I am" e "he is" provêm da palavra "asmi"que significa "to breathe" em sânscrito? Não? Eu também não.
Living and learning.
O app também traz videos curtinhos de pessoas inglesas falando palavras ou frases curtas para você ouvir e repetir.
O que eu achei muito bacana no Memrise foi a lista de palavras que você deve aprender em uma lição, assim como a tradução delas. Você pode clicar em cada uma, ouvir a pronúncia e criar um MEMS, um flashcard, ou cartão de memorização feito por você. Você também tem acesso a MEMS de outras pessoas. Alguém criou um flashcard de HOW como CUMAAAAA?? e estou rindo até agora.
Existe uma parte de revisão e outra chamada imersão (com videos curtinhos). Infelizmente não consegui acesso à parte de pronúncia... Queria saber se é ao estilo Rosetta Stone ou Duolingo. Provavelmente só sendo premium.
C'est la vie.
3 estrelinhas.
Média no Google Play: 4.6
1) Duolingo!
O Duolingo é meu grande xodó, não vou mentir.
O que é bacana no Duolingo? A quantidade IMENSA de línguas que você pode aprender, e de graça. Eu gosto da interface do Duolingo, embora a recente atualização tenha deixado um pouco a desejar. Mas o app é divertido, a interface é fácil de usar (é minha preferida na verdade), e ao contrário dos outros, o Duolingo está sempre se reinventando e incluindo novidades. Algumas línguas como o francês e o inglês, trazem histórias curtas que vão aumentando de nível a medida que você vai ganhando mais pontos. As histórias também são as mais variadas. Recentemente, o Duolingo incluiu novos personagens também e ficou mais inclusivo. Há uma história sobre duas mulheres recém-casadas que estão indo para a lua de mel. Parece pouco, mas quem aqui lembra dos livros de inglês antigos em que a diversidade passava beeeem longe e quando tinha era geralmente estereotipada?
Temos a questão da tradução, é verdade, mas não vejo como algo tão negativo nesse caso. E pelo menos ele traz exercícios do tipo pictionary, onde você tem a figura e a palavra que você deve guardar sem a tradução da mesma. A gamificação do Duolingo também é positiva. Eu adoro receber pontos, subir de nível, avançar no ranking, mudar de roupa, apostar gems, dar uma olhada na pontuação dos meus amigos...
Sim, é bem verdade que às vezes o Duolingo manda umas frases deveras... bizarras. Mas isso também faz parte na diversão.
Portanto, 4 estrelinhas sim. Mesmo com algumas frases bizarras? Especialmente pelas frases bizarras, que estão cada vez menos frequentes. Pelo menos até o momento ainda não peguei nenhuma frase bizarra em mandarim e francês. Bem... Talvez em francês: Je suis un chat (Eu sou um gato), quando obviamente deveria ter sido: Je suis une chatte (Sou uma gata).
Média no Google Play: 4.6
CONCLUSÃO
Infelizmente, apps para estudar inglês deixam muito a desejar se comparados a apps de outras línguas como o mandarim (que tem apps fantásticos como Hello Chinese e SuperChinese) e francês (Frantastique). Porém, valem a pena como assistentes nos seus estudos. Existem vários apps disponíveis para download. Escolha o seu. Teste diferentes apps! O meu preferido é o Duolingo, mas pode ser que você goste mais dos outros! E se você souber de algum que valha a pena incluir na lista, let me know!


